MENU

A expressão Poka Yoke significa à prova de erros. Esta ferramenta Lean Manufacturing consiste em um sistema de inspeção que previne riscos de falhas humanas e corrige eventuais erros em processos. Inicialmente, foi utilizada para melhorar a gestão de processos industriais, mas o seu uso se ampliou e, atualmente, pode ser usada em qualquer situação que envolva falhas e defeitos (processos industriais e administrativos).

Por isso, o método pode ser aplicado em empresas de pequeno, médio e grande porte de vários segmentos da economia para reduzir erros e evitar desperdícios nos processos produtivos, na administração do negócio e na prestação de serviços.

Para essas organizações, implantar o Poka Yoke traz inúmeras vantagens como a melhoria no desempenho da equipe, redução dos custos, redução dos desperdícios, redução dos retrabalhos e a solução rápida dos problemas. Além disso, o método evita acidentes e garante maior segurança aos colaboradores e maior satisfação dos consumidores finais.

Para a aplicação da ferramenta Poka Yoke na empresa, é preciso planejar a sua implantação. A APLean conta com equipe especializada para esclarecer onde a ferramenta pode ser utilizada, como deve ser utilizada, qual a projeção dos benefícios além de treinar os colaboradores envolvidos para o melhor controle dos resultados dessa metodologia.

Quer mais informações sobre este e outros métodos Lean Manufacturing? Entre em contato.