MENU

Just-in-Time é uma metodologia desenvolvida para melhorar processos, agilizar entregas e cortar custos sem perder a qualidade nos negócios. Um método de gestão e controle de produção que minimiza estoques e proporciona uma melhoria da qualidade do produto final durante o processo produtivo.

Com a sua aplicação, a empresa conquista benefícios importantes como redução de desperdícios com estoques, aumento da velocidade na produção (cria fluxo), melhora a qualidade dos produtos, reduz custos da produção, aumenta a competitividade e, como consequência, aumento da lucratividade.

Como funciona o método de gestão Just-in-Time implantado pela APlean?

Para implantar a metodologia Just-in-Time, é preciso que a empresa reavalie (mapeie) e adapte todo o processo de produção. O método propõe que a produção seja feita de acordo com a demanda (produção puxada). Neste caso, a empresa produzirá somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no tempo certo, sem desperdícios com estoque.

Como demais benefícios destacamos que a empresa diminui a necessidade de espaço para estoque de insumos e mercadorias, reduz os gastos com movimentação, transportes e sistemas de distribuição e evita também desperdícios com matéria prima e insumos.

Desperdícios evitados com o Just-in-Time:

  • Superprodução, ou seja, produção além do necessário;
  • Movimento e esforço desnecessário de colaboradores e máquinas;
  • Transporte desnecessário de materiais;
  • Produção desnecessária de produtos;
  • Produção de produtos defeituosos;

Para alcançar os benefícios com a implantação do Just-in-Time sugerimos a implantação concomitante da metodologia Kaizen (melhoria contínua).

Consulte a APLean e descubra como melhorar ainda mais os resultados da sua empresa!