MENU

Heijunka significa produção nivelada. Nas empresas, o Heijunka é utilizado para reduzir os desperdícios nos processos produtivos e gerar estabilidade na produção. A essência deste método Lean Manufacturing é puxar a produção conforme a demanda, sem excesso de produção e com planejamento adequado dos recursos.

Com essa metodologia, os processos são idealizados para produzir o que é necessário e quando (tempo) é necessário, o que gera inúmeros benefícios para a empresa. Favorece a padronização dos processos, diminui o estoque dos produtos acabados, reduz custos, equilibra a utilização de recursos e melhora o ambiente de trabalho (melhor planejamento das atividades).

Na implantação do Heijunka, a empresa precisa repensar (mapear) todos os seus processos e avaliar algumas questões importantes sobre o abastecimento dos fornecedores (compras), relação entre cliente e fornecedor interno, planejamento das atividades fabris (M.O., máquinas e ferramentas), padronização do trabalho, set up rápido etc.

Os pilares Just-in-Time e Jidoka têm como base o conjunto Heijunka, Kaizen e as operações padronizadas. A equipe de consultores da APLean é especializada nesses métodos e ferramentas Lean Manufacturing. Dessa forma, oferece aos clientes Consultoria e Treinamento completo para realizar transformações importantes para a administração e o sucesso da sua empresa.