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Em português, a sigla TPM (Total Productive Maintenance) significa Manutenção Produtiva Total. É mais uma metodologia para reduzir os desperdícios nos ativos das empresas com o objetivo de melhorar os processos produtivos.

A metodologia surgiu no Japão pós-guerra com a automação dos equipamentos e a necessidade de realizar a produção programada no tempo correto. Na época, precisavam de um novo método para melhorar o processo de gestão da manutenção dos equipamentos e garantir total funcionamento da linha de produção.

O treinamento e implantação da TPM busca impedir falhas estruturais no processo de produção: paradas constantes para correção de equipamentos; atrasos na entrega de produtos devido aos problemas de manutenção; alto índice de itens defeituosos por falhas no processo; impede a necessidade de manter altos estoques devido à baixa confiança na produção.

É um método de gerenciamento que identifica as perdas que acontecem durante o processo produtivo e administrativo, maximiza a utilização dos equipamentos e garante a produção de produtos de alta qualidade a custos competitivos.

Além destes benefícios, a implantação do TPM oferece outras vantagens importantes para a empresa:

  • Ambiente de trabalho limpo e organizado;
  • Aumento da Produtividade;
  • Redução nos defeitos dos produtos;
  • Queda nas reclamações de clientes;
  • Redução dos custos de produção;
  • Maior envolvimento dos operadores sugestões de melhorias proveniente dos times;
  • Os operadores passam a cuidar melhor dos equipamentos Manutenção Autônoma;

A implantação do TPM (Manutenção Produtiva Total) é sustentada por 8 pilares:

Manutenção Autônoma

Qualificar a mão de obra (operação) para empregar simples técnicas de limpeza, inspeção, ajustes, etc. O objetivo deste pilar do TPM é incentivar a boa relação entre os colaboradores da produção e da manutenção, tornando mais eficaz a aplicação de atividades que previnam o surgimento de problemas nos equipamentos.

Manutenção Planejada

Evitar que as máquinas deixem de operar devido a imprevisto. Para que isso aconteça, a manutenção planejada atua de duas formas: manutenção preventiva e manutenção preditiva.

Manutenção da Qualidade

Impedir a produção de produtos defeituosos. Assegurar que a qualidade seja alcançada de forma projetada. Para isso, são aplicados procedimentos operacionais eficientes e didáticos como dispositivos Poka-Yoke (prevenção de erros) e uso de cartas de controle alinhadas com os fundamentos do Controle Estatístico de Processos (CEP).

Melhorias Específicas

Com o indicador de desempenho OEE (Overall Equipment Effectiveness), medir a eficácia global de um equipamento / processo, considerando níveis de disponibilidade, eficiência e qualidade. É a oportunidade para que os profissionais de processos, qualidade, produção e manutenção compreendam e discutam quais são os fatores importantes para implantação de melhorias no desempenho e na produtividade.

Controle Inicial

Método aplicado para implantação de novas plantas produtivas, novas linhas de produção, novos equipamentos e novos processos. Analisar de forma detalhada e antecipada os equipamentos e produtos envolvidos nos processos produtivos. Com a análise preventiva do método TPM é possível adotar estratégias que tornem o produto mais fácil de produzir e a máquina mais fácil de operar dentro de todo esse contexto implantação.

Treinamento

Investir em treinamento e qualificação de todos os colaboradores. A empresa deve assegurar que as habilidades e competências dos funcionários continuem evoluindo de acordo com a evolução do mercado. Essa capacitação é fundamental para a implantação da cultura de melhoria contínua.

Segurança e Meio Ambiente

Adotar ações estratégicas que promovam a segurança dos colaboradores e evitem a agressão ao meio ambiente. Funcionários engajados são a base do aumento da produtividade de uma empresa sem agressão ao meio ambiente.

TPM Administrativo

Método que complementa o Lean Office, objetivando o combate dos desperdícios nos processos administrativos. Estratégia fundamental para garantir o pleno desempenho em vários setores suportes da empresa.