MENU

Consultoria LeanTransforme sua empresa através das metodologias Lean Manufacturing e Lean Office. São metodologias capazes de melhorar a performance das suas equipes, reduzir desperdícios da produção e do escritório, aumentar a velocidade dos resultados, diminuir custos, agregar mais valor aos processos produtivos e administrativos e assegurar resultados operacionais e fluxo de caixa positivos para a sua organização.

A consultoria Lean desenvolvida pela APLean têm início com um amplo mapeamento dos processos para a realização de um diagnóstico que aponte os principais gargalos e desperdícios das operações. Estamos falando tanto de processos produtivos quanto administrativos.

Para o desenvolvimento dos projetos de melhorias a partir do diagnóstico, são formadas equipes de trabalhos com os funcionários envolvidos nesses processos. Todas essas equipes são devidamente treinadas pelo APLean objetivando a implantação da cultura de melhoria contínua na empresa.

Quando sua empresa precisa implantar a metodologia Lean Manufacturing e Lean Office?

  • Baixa satisfação dos clientes internos e externos;
  • Tempo de espera excessivo entre os processos;
  • Problemas de qualidade nos produtos;
  • Comunicação ineficiente entre as partes envolvidas;
  • Transporte desnecessário;
  • Excesso de processamento;
  • Excesso de estoque;
  • Movimentação excessiva, entre outras.

Para a implantação do Lean Manufacturing e Lean Office, a APLean utiliza conceitos e ferramentas objetivando a redução de desperdícios e consequentemente a redução dos custos produtivos.

Entre esses conceitos e ferramentas destacamos:

Método Kaizen

Em japonês, Kaizen significa mudança para melhor. No ambiente corporativo, esse conceito/ferramenta Lean é a implantação de melhorias de forma rápida e objetiva. Na prática, é um curto evento que traz inúmeros benefícios como o aumento de produtividade e redução de custos em qualquer processo (produtivo e administrativo).

Metodologia Just-in-Time (JIT)

Just-in-Time é uma metodologia desenvolvida para melhorar processos, reduzir lead time, reduzir estoques e cortar custos nas empresas. Com a sua aplicação, a empresa conquista benefícios importantes como velocidade no atendimento, qualidade e preço justo dos seus produtos.

Método Kanban

Kanban é um termo de origem japonesa que significa cartão ou sinalização. Esse método/ferramenta contribui na redução e controle dos estoques, na padronização e balanceamento dos processos, na melhora da comunicação entre as equipes e consequente redução dos desperdícios e custos.

Metodologia Heijunka

Heijunka significa produção nivelada. Este método do Lean Manufacturing é utilizado para reduzir os desperdícios nos processos produtivos e gerar estabilidade na produção. Com a metodologia, os processos são idealizados para produzir o que é necessário e quando é necessário. Com isso, gera inúmeros benefícios: diminuição do estoque dos produtos acabados, redução de custos, equilíbrio na utilização de recursos etc.

Método Jidoka

A ferramenta Jidoka é conhecida como o Pilar da Qualidade. O método oferece a equipamentos e máquinas a capacidade de detectar anormalidades no processo e interromper a produção de maneira autônoma. Com isso, evita-se desperdício e impede que defeitos em peças, por exemplo, gerem retrabalhos ou cheguem ao consumidor final.

Metodologia Poka Yoke (Teste de Erro)

A expressão Poka Yoke significa à prova de erros. Este conceito/ ferramenta consiste em um sistema de inspeção que previne riscos de falhas humanas e corrige eventuais erros em processos de produção. Inicialmente, foi utilizada para melhorar a gestão de processos industriais, mas o seu uso se ampliou e pode ser usada em qualquer situação que envolva riscos de falhas e defeitos.